- O que é ser professor hoje?
Dentre as principais competências do Educador nos dias de hoje, destacam-se:
- Atuar conforme as novas exigências educacionais, definindo os objetivos que pretende atingir;
- Incluir novas metodologias de ensino, que oportunizem a construção do conhecimento;
- Buscar novos conhecimentos, participando de Cursos de Formação Continuada;
- Contribuir com a equipe de trabalho, através de estudos e trocas de experiências;
- Organizar a aprendizagem, convertendo informações em conhecimentos significativos;
- Utilizar as novas tecnologias na educação, desenvolvendo habilidades necessárias para a atuação em sociedade;
- Caminhar, refletindo, pesquisando e analisando sua prática educativa.
Sendo assim, o professor é um profissional que está sempre indo ao encontro de novos desafios e perspectivas, buscando formas diferenciadas para realizar um trabalho efetivo.
- Quem sou eu (professor) neste contexto?
Perante todos estes desafios, sou uma Educadora que procura atualização permanente mediante a participação de cursos, seminários, palestras e estudos que me proporcionam uma formação continuada.
Porém ainda não é suficiente, faz-se necessária uma interação constante com os colegas da área para a realização de discussões e trocas de experiências que permitam avanços quanto à relação teoria e prática, com óticas diferenciadas.
Neste contexto, insere-se a formação para aplicação das novas tecnologias, que constituem um desafio pela sua complexidade, mas um grande instrumento de acesso às informações. Cabe ao Educador a competência de desenvolver estratégias de organização e memorização dos conhecimentos construídos, ensinando seus alunos a aprender a aprender, e não simplesmente armazenar conteúdos.
Cabe a nós educadores a habilidade de transformar a prática docente em uma poderosa ferramenta para a construção de uma sociedade de aprendizagem que acompanhe a crescente densidade de conhecimentos com os quais convivemos em nosso cotidiano.
